- R$71,5bilhões é o que o setor de embalagens faturou em 2017, um aumento de mais de 10% quando comparado ao ano anterior.
- Com 60% das decisões de compra sendo tomadas em frente às gôndolas, embalagens tornam-se diferencial para atrair o consumidor
- Para competir com os destilados importados, a Reserva 51, da Cia Müller, apostou na embalagem e abriu mais de 1,3 mil pontos de venda voltados a um público sofisticado
Os desafios do mercado de embalagem
Segundo o relatório anual “Breakthrough Innovation Report”, da Nielsen, o design das embalagens é um dos principais fatores de sucesso por trás dos novos produtos lançados na Europa. Algo que por aqui ainda é bastante tímido.
O documento ainda aponta 11 casos de sucesso, sendo que todos eles geraram pelo menos 7,5 milhões de euros em vendas no primeiro ano de lançamento e mantiveram pelo menos 90% desse valor no segundo ano. O estudo analisou 9.900 lançamentos na Europa. Entre as categorias que mais investem em inovação de embalagem, segundo o mesmo estudo, são da categoria de Alimentação (38%) e Bebidas (18%).
Cerca de 60% das decisões são tomadas por impulso, segundo o relatório. E mais: 56% dos consumidores europeus dizem descobrir novos produtos em loja contra 45% que dizem o mesmo relativamente a anúncios de televisão.
Cachaça
A bebida destilada mais consumida no Brasil não poderia ficar de fora. O Brasil produz hoje, em média, 700 milhões de litros de cachaça por ano, segundo o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento da Cachaça (Ibrac). As vendas de cachaças tradicionais estão estáveis; já as de cachaças premium crescem cerca de 7% ao ano. E com 60% das decisões de compra sendo tomadas em frente às gôndolas, uma infinidade de marcas reposicionaram seus produtos para vender mais, como é o caso da Reserva 51, da Cia Müller. A fabricante apostou na embalagem para competir diretamente com os destilados importados. Com a linha Reserva 51, a Cia. Müller abriu mais de 1,3 mil pontos de venda em canais como empórios, restaurantes e mercados de todo o país voltados a um público sofisticado.
Com 9 em cada 10 brasileiros dispostos a pagar por produtos premium com elevados padrões de qualidade, segundo o mesmo instituto, a embalagem ganha cada vez mais relevância como ferramenta de comunicação. “Essa é uma aposta do mercado que têm crescido nos últimos anos, mostrando grandes oportunidades para empresas a utilizarem como diferencial competitivo para atrair o consumidor no momento da sua decisão final, no ponto de venda”, afirma Marcelo.
SOBRE A PREMIER PACK (www.premierpack.com.br)
Com grande experiência no mercado de vidro, a Premier Pack é líder no fornecimento de embalagens premium e fabricante de embalagens standards e exclusivas para os segmentos de alimentos, bebidas, perfumaria e cosméticos, com design sofisticado e preços competitivos a nível nacional. Focada no conceito de fornecimento 360º, a empresa atua desde o estudo conceitual do projeto – que engloba criação, desenhos técnicos e decoração – até a entrega do produto acabado, que pode incluir, também, válvulas, tampas e acessórios para seus clientes de distintos segmentos. A Premier Pack é distribuidora exclusiva no Brasil das marcas Saverglass e JC Ribeiro.