Vencedor do Prêmio APCA 2017 e do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2018, o espetáculo inédito questiona o quão real é a imagem humana refletida no espelho
Inspirada nas obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, do escritor Guimarães Rosa, Eu Por Detrás de Mim discute sobre a imagem refletida no espelho e o que realmente existe atrás da figura que se vê. Com coreografia e direção de Ana Bottosso e interpretação daCompanhia de Dança de Diadema, o espetáculo ganhou o Prêmio APCA 2017 na categoria Coreografia/Criação e também o Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2018, na categoria Melhor Criação Coreografia. Inédita no SescTV, a apresentação será exibida no dia 27/4, sexta-feira, às 21h, na série Dança Contemporânea, que tem direção para TV de Antônio Carlos Rebesco (assista também em sesctv.org.br/aovivo).
Reconhecida no Brasil e no exterior, a Companhia de Danças de Diadema foi criada em 1995, por iniciativa da coreógrafa paulistana Ivonice Satie (1951 – 2008) e da Prefeitura do Município de Diadema, na Grande São Paulo. Seu trabalho artístico é complementado pelo projeto sociocultural realizado por seus bailarinos, que dão aulas em centros culturais com o Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança. “É um projeto de sensibilização. A gente leva informações para os alunos e traz muitos deles na hora de subir ao palco”, comenta o intérprete Ton Carbones.
Com 27 coreografias no currículo, a companhia estreou Eu Por Detrás de Mim em 2017. O espetáculo nasceu de uma visita de Ana Bottosso à exposição Seu Corpo da Obra, de Olafur Eliasson, exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2012. “Fiquei encantada com aquele monte de espelhos, que tinham imagens minhas projetadas em lugares que eu não esperava”, lembra. A diretora diz que também havia imagens de pessoas que ela não conhecia. Segundo Ana, ela estava pesquisando sobre o mundo dos espelhos real e surreal quando se deparou com o conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Juntou tudo que havia conseguido sobre o tema e, com a ajuda dos intérpretes, colocou em cena.
Na coreografia, bailarinos movimentam seus corpos simulando reflexos nos espelhos. Questionam sobre a própria imagem refletida e sobre o que há por traz do objeto. “Nós tivemos que realmente nos olharmos no espelho de uma forma diferente, procurando um autoconhecimento que eu acho que é a busca incessante do ser humano”, esclarece a intérprete Carolini Piovani sobre o processo de criação da dança, enquanto Ton comenta que indagações surgem quando se tem os olhos fixos nas imagens reproduzidas. “Será que o que você enxerga naquele objeto ali refletido de fato é você?”, ou “Que parte de você é refletida ali?”. Com concepção musical de Fábio Cardia, Eu Por Detrás de Mim foi gravado no Sesc Santo Amaro, na capital paulista.
Os próximos episódios a serem exibidos na série Dança Contemporânea trazem os espetáculos: Os Corvos, coreografia, direção e interpretação de Luis Ferron e Luis Arrieta; Guarde-me, dirigido e coreografado por Márcia Milhazes, com Márcia Milhazes; Memória e Preludiando, duas coreografias encenadas pelo Ballet Stagium: e Obrigado por Vir, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta, com a Key Zetta & Cia.
Serviço:
Dança Contemporânea
Eu Por Detrás de Mim – Companhia de Danças de Diadema
Estreia: 27/4, sexta, às 21h
Reapresentações: 28/4, sábado, às 2h e às 8h; 29/4, domingo, às 23h; 30/4, segunda-feira, às 15h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção geral: Antônio Carlos Rebesco
Duração: 52 minutos
Produção: Pipoca Cine Vídeo
Realização: SescTV
Episódios que estreiam em maio:
Amanhã É outro Dia – Angel Vianna
Com seus 88 anos de vida, a coreógrafa, bailarina e pesquisadora mineira Angel interpreta dança autoral, que confronta as cinco décadas que ela está morando no Rio de Janeiro, com a história da cidade e da dança no país. O espetáculo foi gravado em 2017, no Sesc Consolação, na capital de São Paulo, com direção e dramaturgia de Norberto Presta.
4/5, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre
Os Corvos – Luis Ferron e Luis Arrieta
Com coreografia, direção e interpretação de Luis Ferron e Luis Arrieta, o espetáculo se refere aos animais da morte e também ao ciclo da vida. Trata-se de uma celebração dos caminhos traçados, das lembranças e origens de cada um. A dança foi gravada no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2017.
11/5, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre
Guarde-me – Márcia Milhazes
Dirigido, coreografado e encenado por Márcia Milhazes, o espetáculo integra uma trilogia inspirada em cartas de amor, de amigos, anônimas ou não, com interpretação dos bailarinos Ana Amélia Vianna e Domênico Salvatore. A atração foi gravada no Sesc Bom Retiro, na capital de São Paulo, em 2017.
18/5, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: 14 anos
Kodak – Neto Machado
Espetáculo solo com coreografia e interpretação de Neto Machado, que, a partir de memórias de sua infância e adolescência, recria o universo de ninjas, mangás e monstros aliando frames e dança. A atração foi gravada no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2017.
25/5, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre
Outros episódios a serem exibidos:
Notas Dançadas
No mesmo episódio serão exibidos dois espetáculos: Solo para uma Dança e um Violão, na qual os movimentos da coreografa Dudude Herrmann conversa com a música criada e tocada pelo violonista Renato Motha; e 6 Instantes de Solidão, que mostra coreografia de Rodrigo Pederneiras (do Grupo Corpo), com interpretação da bailarina Jacqueline Gimenes e participação de Adriana Holtz no violoncelo. As atrações integraram o projeto Notas Dançadas, realizado no Sesc Consolação, em São Paulo, em fevereiro de 2017, que reuniu espetáculos que criam diálogos entre a dança e a música.
Obrigado por Vir – Key Zetta & Cia
Com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta, a coreografia é um agradecimento e também um questionamento sobre qual tipo de gratidão seria mais justa na atualidade. A obra foi criada pela primeira vez em 2005 e remontada em 2012. Encenado por 12 bailarinos e os dois coreógrafos, o espetáculo foi gravado na Galeria Olido, na capital paulista, em 2017.
Memória e Preludiando – Ballet Stagium
Neste episódio o Ballet Stagium encena duas coreografias de Márika Gidali e Décio Otero, em comemoração aos 46 anos do grupo. Memória resgata algumas propostas da companhia desde sua fundação em 1971, como Jerusalém, de 1974, Kuarup ou a Questão do Índio, de 1977, e Adoniran, de 2010; e Preludiando é uma tomada de posição quando a sobrevivência da dança do grupo é ameaçada, destacando a forma como os bailarinos lutam pela sobrevivência sem excluir os seus valores. Gravado no Teatro Sérgio Cardoso, na cidade de São Paulo, em 2016.
Alavancas e Dobradiças – Grupo de Dança Célia Gouveia
Dirigida e interpretada por Célia Gouvêa, a coreografia traz relatos pessoais cênicos da coreógrafa, que se apoia em suas memórias, experiências na dança e contato com pessoas que se tornaram importantes em sua vida, para revelar a sua história e, ao mesmo tempo, lançar reflexões sobre a dança. O espetáculo foi criado em 2014 e gravado no Sesc Santo Amaro em outubro de 2017.
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