TSE Abre Código-Fonte das Urnas Eletrônicas

TSE Abre Código-Fonte das Urnas Eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, nesta quarta-feira (4), o código-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de 2024, exatamente daqui a um ano e dois dias. Com isso, o TSE inicia o Ciclo de Transparência – Eleições 2024

Neste período, a ação permitirá que o sistema eletrônico de votação seja fiscalizado, para verificar se algo está ocorrendo fora do previsto. O código-fonte já está à disposição para auditoria, fiscalização e análises por entidades fiscalizadoras interessadas em, como instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil.

Ciclo de Transparência - Eleições 2024

Eleições no Brasil com urnas eletrônicas: seguras, transparentes, eficientes, e sem fraude por 27 anos.

Presidente do TSE Destaca Transparência

– Existem 156,4 milhões de eleitores no país. – São 5.570 municípios no Brasil. – Do total de eleitores, 118,1 milhões estão      cadastrados com biometria. – Há 33 partidos políticos. – Nas eleições de outubro de 2022, houve      aproximadamente 553 mil candidatos. – A justiça eleitoral contabilizou 577 mil urnas      eletrônicas. – As eleições ocorrem em 2.637 zonas eleitorais. – Existem 496.512 seções de votação distribuídas      em 93.758 locais de votação, como escolas. – Cerca de 2 milhões de cidadãos brasileiros, em      média, atuam como mesários nos dias dos pleitos.

Estatísticas das Eleições no Brasil