Adolescente com suspeita de febre maculosa morre em Campinas

Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos com suspeita de febre maculosa

Ela estava internada em um hospital privado no município desde sexta-feira (9), e seu caso já havia sido notificado à Vigilância em Saúde

Surto Localizado

A Secretaria de Saúde de Campinas informou, por meio de nota, que a ocorrência configura-se como um surto de febre maculosa localizado.

O distrito de Joaquim Egídio é mapeado como uma área de risco para a doença. É necessário tomar medidas para conter o surto.

Casos confirmados

Na tarde de terça-feira, a Secretaria de Saúde confirmou que a febre maculosa causou as mortes de um empresário de 42 anos, residente em Jundiaí, e de uma mulher de 28 anos, moradora de Hortolândia.

Na noite de segunda-feira (12), já havia sido confirmada a mesma causa para a morte da namorada do empresário, uma dentista de 36 anos, que residia em São Paulo.

Ações de Prevenção

A prefeitura de Campinas está tomando diversas medidas preventivas. Estão sendo realizadas ações de informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida e seu entorno.

Sobre a Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato estrela, que na fase adulta é marrom e tem o tamanho de um feijão verde.

Esses carrapatos dependem de sangue de outros seres para sobreviver e podem ser encontrados em animais como cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras.

Economia

Programa do governo reduz impostos para carros, caminhões e ônibus no Brasil

01

Confira mais notícias

Segurança

PM forma 597 sargentos em curso superior de aperfeiçoamento

02

Saúde

FMABC e Prefeitura de Santo André selam parceria para garantir estágios na área da saúde

03