Categories: DestaqueEsportes

Seleção Brasileira de bobsled realiza treinamentos na pista de atletismo do CER Natale Cavaleiro no Bairro São José

Foto: Eric Romero/PMSCS

 

São Caetano do Sul tem se tornado ultimamente o berço de treinamentos para as diversas seleções brasileiras. O caso mais recente é de um esporte não tão conhecido do público, o bobsled, que faz parte, por exemplo, das Olimpíadas de Inverno. O bobsled é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para competições no gelo.

A seleção nacional treinou em São Caetano nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/4). O contato para a realização dos treinamentos foi com o andreense Edson Luques Bindilatti, piloto da equipe nacional. A equipe de bobsled que participou dos treinamentos conta, ainda, com os paulistas Erick Vianna (Araraquara), Edson Martins (Marília), Luís Henrique (São Carlos) e o carioca Rafael Souza. Os treinos são os primeiros da temporada, que visam os Jogos Olímpicos de Pequim (China), em fevereiro de 2022.

O Brasil e nenhum outro país ­está garantido na Olimpíada de Inverno de Pequim-22. Para se garantir, a seleção brasileira terá de ficar entre os 30 melhores do ranking mundial entre novembro de 21 e janeiro de 22. O piloto da seleção, que vai atrás de sua quinta olimpíada de inverno.

“Graças à Prefeitura de São Caetano, que cedeu a pista para a gente treinar e começar a nossa preparação olímpica, pudemos reunir o time todo. O treino flui melhor e nosso objetivo é fazer o mesmo que foi feito em 2017, com a realização de um ou dois campings por mês, porque esse momento é muito importante visando as Olimpíadas”, explicou Bindilatti.

 

Foto: Eric Romero/PMSCS

 

As palavras de Bendilatti foram ratificadas por Erick Vianna. “Esse é o primeiro camping. É bem importante. Na temporada passada não competimos devido à Covid e às restrições que o Brasil tinha de entrar em outros países. Integra a equipe, cada um ajudando e estimulando o outro, e começa o trabalho de fato. É o pontapé inicial para os Jogos Olímpicos”, complementou Vianna.

CENTRO DE TREINAMENTO
Estão bastante adiantadas as tratativas para a inauguração de um Centro de Treinamentos de Bobsled em São Caetano, que cederá o espaço e o Clube Paulista de Esportes no Gelo, por intermédio do piloto da equipe nacional, Edson Luques Bindilatti, vai arcar com a construção e ainda será responsável por difundir o bobsled para alunos do município.

“O projeto já foi aprovado e só estamos esperando a assinatura do prefeito para liberar e a gente começar a construir. Acreditamos que a construção levará um mês e meio a dois meses. A ideia é construir o mais rápido possível para termos tempo hábil de já treinar aqui no Brasil. É uma pista para aprimorar a largada. Nos deixa mais próximos da realidade. A gente chega em condição de igualdade com qualquer time do mundo” , explicou Bindilatti.

O coordenador de esporte de alto rendimento da Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), Marcos Siarvi, acompanhou um dos treinamentos da seleção brasileira de bobsled e falou sobre a construção do centro de treinamento em nome da secretária Renata Trevelin.

“O básico dessa parceria é: cedemos o espaço, eles constroem a pista de push e, em contrapartida, oferecem aula de iniciação esportiva e vivência para crianças da cidade. De repente é uma semente que está sendo plantada para o desenvolvimento de uma modalidade”, complementou Siarvi.

PISTA DE TREINOS
A pista de push suspensa será composta por uma estrutura fixa de contêineres, onde inclusive serão instalados uma academia (com apoio da CBDG ­ Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), uma rampa descendente, um trecho plano e outro ascendente, com trilhos para os carrinhos.

Bignardi Junior

ABC AGORA

Recent Posts

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no…

3 dias ago

Combate ao Racismo e Valorização da Cultura Afro: Sesc Santo André Promove Programação Especial

A Lei Áurea, que marcou o fim oficial da escravidão no Brasil em 13 de…

3 dias ago

Quase 70 mil pessoas estão em abrigos gaúchos devido às fortes chuvas

O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos,…

3 dias ago

Evento em Diadema celebra a Dia Municipal do Reggae

Já pensou em passar uma tarde toda imerso na cultura do reggae, aprendendo cada vez…

3 dias ago

Novos ACS de Mauá concluem curso para iniciar atuação

Os novos Agentes Comunitários de Saúde aprovados no processo seletivo, promovido pela Prefeitura de Mauá,…

3 dias ago

Sandy anuncia dois shows no Espaço Unimed em São Paulo com renda 100% revertida em doações ao Rio Grande do Sul

Uma das mais afinadas vozes do Brasil, Sandy, que viveu momentos especiais em sua trajetória…

3 dias ago