Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra institui fanfarra municipal

Fanfarra. Se você participou de uma na sua época de escola tem grandes recordações. A fanfarra é uma banda dinâmica que é formada com toques de instrumentos específicos. Muito utilizada nos anos 1970 e 1980 em escolas, essa ideia pode voltar no Grande ABC.

Rio Grande da Serra tem a cultura de fanfarras desde os anos 1970, próximo a emancipação da cidade. Existiam campeonatos entre as escolas estaduais e desfiles em 07 de setembro e principalmente em 01 de maio, quando a cidade tradicionalmente aproveita o feriado nacional para realizar um desfile cívico em comemoração a emancipação realizada em 03 de maio de 1964.

As fanfarras funcionavam nas escolas estaduais mais recentemente para o desfile cívico de 01 de maio. Até 2018, a prefeitura ofertava insumos para instrumentos e as escolas estaduais se encarregavam dos demais serviços para a apresentação.

No entanto, com o fim do programa Escola da Família em 2019, na então nova gestão estadual, ficou difícil para as escolas manterem esse projeto e uma figura emblemática a cidade apareceu nessa história.

Ataíde dos Santos, regeu fanfarras em diversas escolas de Rio Grande da Serra ao logo dos anos e através de uma fala contundente em uma reunião disse que seria possível a realização da apresentação de fanfarras para o ano de 2019, independentemente de ter ou não o programa e conseguiu que em 2019 saísse a última apresentação de fanfarras nas escolas estaduais. Em 01 de outubro de 2020, o Sr. Ataíde dos Santos faleceu, vítima da COVID-19, encerrando um ciclo de desfiles.

Em 2023 a Prefeita Penha Fumagalli retomou os desfiles, porém, sem a presença das fanfarras das escolas estaduais e muito se sentiu a falta delas.

Foi então que a Secretaria de Educação e Cultura abriu diálogo com as três escolas estaduais que ainda tinham instrumentos guardados. Após converter patrimônio deles à prefeitura, restaurou os instrumentos e chamou jovens da cidade toda para a composição da Fanfarra Municipal de Rio Grande da Serra Ataíde dos Santos que fará sua estreia em 01 de maio no desfile cívico.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Alessandra Amora Barchini reitera que essa Fanfarra Municipal, está instituída por lei e ficará presente na cidade, além do desfile poderá tocar em eventos de Rio Grande da Serra e representar a cidade em outras municipalidades.

Foi montado um corpo coreográfico de balizas sob a regência da artista Geru Madeira. A trompetista Ashley Beatrice está na regência musical e encontra-se satisfeita com o esforço dos jovens que estão compondo a fanfarra e ensaiam todos os sábados desde março.

________________
Fonte: PMRGS

ABC AGORA

Recent Posts

Corrida Copafer 51 anos acontece em junho e está com inscrições abertas

Os apaixonados por corrida têm um motivo a mais para comemorar: estão abertas as inscrições…

2 horas ago

Outlet Premium Imigrantes é ponto de coleta de recursos para o sul do Brasil

Por conta das fortes chuvas que atingem a região sul do país, muitas cidades estão…

3 horas ago

Deputada Ana Carolina Serra leva programas andreenses para evento sobre cidades inteligentes da América Latina

Nesta quarta-feira (15) a deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania 23), foi uma das palestrantes…

3 horas ago

Moeda Verde ganha a quarta premiação com InovaCidade 2024

O programa Moeda Verde ganhou nesta terça-feira (14), em São Paulo, a sua quarta premiação.…

3 horas ago

Museu do Ipiranga realiza visitas guiadas temáticas no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio

Todo dia 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus, criado pelo International…

4 horas ago

Prefeitura de Ribeirão Pires promove 7ª Conferência das Cidades para discutir desenvolvimento urbano e inclusão social

No próximo dia 24, a partir das 19h, a Prefeitura de Ribeirão Pires irá sediar…

4 horas ago