Close Menu
    What's Hot

    Alesp avança em projetos sobre merenda a professores, segurança nas escolas e bolsa permanência no ensino médio

    21/10/2025

    GCM de Rio Grande da Serra recebe 30 novos coletes balísticos nível IIIA para reforço da segurança

    21/10/2025

    ‘Sartre 120’ celebra legado existencialista com teatro e intervenção poética na Casa da Palavra, em Santo André

    21/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Notícias - Protótipo de órtese de membro superior elaborado na FEI é feito em impressora 3D e ajuda a melhorar reabilitação
    Notícias

    Protótipo de órtese de membro superior elaborado na FEI é feito em impressora 3D e ajuda a melhorar reabilitação

    Projeto que visa criar órteses customizadas para diversas necessidades terapêuticas está sendo impulsionado pela iniciativa de desenvolvimento de órteses personalizadas da FEI, em parceria com o IMREA HC FMUSP
    ABC AGORABy ABC AGORA11/06/20244 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Protótipo de órtese de membro superior elaborado na FEI é feito em impressora 3D e ajuda a melhorar reabilitação
    Protótipo de órtese de membro superior elaborado na FEI é feito em impressora 3D e ajuda a melhorar reabilitação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Comprometida com o futuro, realizando trabalhos pautados em inovação e tecnologia, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), em parceria com o IMREA HC FMUSP (Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP), elaborou em impressora 3D um protótipo de órtese personalizada para membros superiores. O projeto desenvolvido por um grupo de professores da FEI visa contribuir para a área de reabilitação, ao permitir maior autonomia para pessoas com comprometimento motor nas mãos. A órtese mecânica e a viabilidade de uso do estimulador elétrico para atividades do cotidiano são exemplos disso. O protótipo de órtese personalizada de membro superior é fabricado por impressão 3D na impressora MJP 2500 plus da 3D Systems Corporation. Este protótipo é parte do Projeto MARMS (Manufatura Aditiva na Reabilitação de Membros Superiores), que desenvolve três órteses distintas com objetivos específicos.

    A primeira órtese foi concebida para permitir o posicionamento customizado de eletrodos para uso de um estimulador elétrico, facilitando a restauração de movimentos das mãos durante atividades cotidianas. Outras duas órteses foram propostas: uma com sensores para monitoramento e avaliação da evolução dos movimentos das mãos durante a reabilitação, e outra puramente mecânica para auxiliar no movimento de preensão. “As órteses convencionais existentes no mercado são, em sua maioria, utilizadas com o objetivo de imobilização articular. Não existem no mercado órteses com os objetivos mencionados anteriormente, existindo alguns artigos científicos sobre os assuntos abordados” destaca a prof. Maria Claudia F. Castro, professora de engenharia elétrica da FEI e coordenadora do projeto. 

    Mecânica do projeto

    Sandro Luis Vatanabe, professor de engenharia mecânica da FEI é o responsável pelo projeto mecânico da órtese, utilizando a nuvem de pontos obtida na digitalização do antebraço e mão do paciente. O desafio inicia com a criação do modelo digital. Na sequência, entender as limitações geométricas de deposição do material, e a resposta que determinado material terá sob os esforços mecânicos atuando na órtese durante seu uso geram retroalimentação ao projeto original, aprimorando-o. “Aliás, este é um dos objetivos do projeto: compreender como o projeto funcional da órtese (geometria escaneada, posição de eletrodos de estimulação) é impactado pela escolha de material e processo de impressão, gerando o know-how necessário para a disseminação desta tecnologia, e sua popularização”, complementa Rodrigo Magnabosco, coordenador do programa de Mestrado em engenharia mecânica da FEI. 

    Escolha de materiais

    A seleção de materiais e as orientações de design para manufatura aditiva ficam sob responsabilidade do Prof. Rodrigo Magnabosco. Para a fabricação, são utilizadas resinas na impressão por Multi Jatos (MJP), ou materiais termoplásticos como o ABS (acrilonitrila butadieno estireno) e o PLA (ácido polilático) nas impressoras com tecnologia FDM Fused Deposition Modeling, ou Modelagem por Fusão e Deposição. Testes mecânicos e de funcionalidade guiam a adequação dos materiais para diferentes designs de órteses propostos. Essa iniciativa busca não apenas desenvolver órteses eficazes, mas também torná-las acessíveis. A transposição para a tecnologia FDM, mais econômica, está em andamento para aumentar a utilidade do projeto.

    Além disso, o projeto MARMS já está expandindo para o desenvolvimento de órteses para membros inferiores. O futuro da fabricação de órteses personalizadas através da impressão 3D é promissor, pois permite não apenas a customização, mas também a criação de sistemas funcionais com propriedades mecânicas específicas.

    Sobre a FEI:

    Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão. 

    A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina. 

    Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

    ____________
    Fonte: CDI Comunicação    

    Engenharia Mecânica FEI IMREA HC FMUSP Inovação e Tecnologia Manufatura Aditiva Órtese Personalizada Reabilitação
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Alesp avança em projetos sobre merenda a professores, segurança nas escolas e bolsa permanência no ensino médio

    21/10/2025

    Grupo Toriba transforma showroom da Omoda Jaecoo em espaço criativo em Santo André

    10/10/2025

    Tarcísio de Freitas e setor de bebidas unem forças contra contaminação por metanol em SP

    08/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Alesp avança em projetos sobre merenda a professores, segurança nas escolas e bolsa permanência no ensino médio

    ABC AGORA21/10/2025

    A Comissão de Educação e Cultura da Alesp aprovou, nesta terça-feira (21), o avanço de…

    GCM de Rio Grande da Serra recebe 30 novos coletes balísticos nível IIIA para reforço da segurança

    21/10/2025

    ‘Sartre 120’ celebra legado existencialista com teatro e intervenção poética na Casa da Palavra, em Santo André

    21/10/2025

    “O Natal é Aqui” transforma São Pedro (SP) em palco de arte, luzes e fé a partir de 20 de novembro

    21/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.