Economia

Procon de São Caetano do Sul orienta consumidores para a Black Friday

O Procon de São Caetano do Sul lembra que o mês de novembro é dedicado às grandes promoções no comércio, devido à campanha da Black Friday. O diretor do Procon/SCS, Marco Aurélio Sanches, esclarece que nenhum comerciante é obrigado a aderir à campanha, mas ao anunciar uma promoção, deve cumprir a oferta.

Procon de São Caetano do Sul Orienta Consumidores para a Black Friday -Foto: Divulgação Procon/SCS

“O comerciante é livre para escolher o percentual de desconto e pode selecionar o número de produtos. Também é comum que alguns estabelecimentos limitem a quantidade de produtos a serem adquiridos por pessoa no momento da promoção. Isso é permitido, pois a promoção visa a contemplar a coletividade” explica Marco Aurélio.

Para não comprar por impulso, a dica do Procon é fazer uma lista de produtos que são realmente necessários e outra com produtos não essenciais. Assim, é possível  estabelecer um limite de gastos para não comprometer a renda da família nos próximos meses.

O órgão de defesa assinala ainda que os preços das promoções podem variar de acordo com a forma de pagamento. “A Lei nº 13.455/2017 estabelece que o comerciante pode cobrar valores diferentes de acordo com a forma de pagamento. Ou seja, no pagamento com dinheiro a compra pode ser mais barata do que no cartão. O vendedor também pode oferecer desconto nas compras em dinheiro e não dar desconto em outra forma de pagamento. O estabelecimento comercial só precisa avisar previamente o consumidor”, diz Sanches.

Conhecer a política de troca da empresa também ajuda a evitar problemas, já que nenhuma loja física é obrigada a substituir um produto sem que ele apresente problemas.

Por fim, o Procon Municipal alerta para a publicidade enganosa nesse período do ano. Como prevenção, a pesquisa constante de preços antes e durante a Black Friday ainda é a maior aliada da população.

Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar fotos ou prints (em compras online) com o valor do produto, ou ainda guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia.

O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades pode registrar sua reclamação na sede do Procon no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Também é possível entrar em contato por meio do site do Procon online (procon.gov.sp.gov) e pelas redes sociais, no Instagram e Facebook.

________________
Fonte: PMSCS | Texto: Procon/SCS

ABC AGORA

Recent Posts

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no…

21 horas ago

Combate ao Racismo e Valorização da Cultura Afro: Sesc Santo André Promove Programação Especial

A Lei Áurea, que marcou o fim oficial da escravidão no Brasil em 13 de…

22 horas ago

Quase 70 mil pessoas estão em abrigos gaúchos devido às fortes chuvas

O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos,…

23 horas ago

Evento em Diadema celebra a Dia Municipal do Reggae

Já pensou em passar uma tarde toda imerso na cultura do reggae, aprendendo cada vez…

23 horas ago

Novos ACS de Mauá concluem curso para iniciar atuação

Os novos Agentes Comunitários de Saúde aprovados no processo seletivo, promovido pela Prefeitura de Mauá,…

23 horas ago

Sandy anuncia dois shows no Espaço Unimed em São Paulo com renda 100% revertida em doações ao Rio Grande do Sul

Uma das mais afinadas vozes do Brasil, Sandy, que viveu momentos especiais em sua trajetória…

24 horas ago