Cidades

Prestes a ser inaugurado, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista de São Bernardo recebe vistoria do Estado

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, realizaram nesta quarta-feira (24/04) a vistoria final do TEAcolhe – primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) municipal. O novo equipamento está sendo instalado em parte do prédio em que funcionava o Hospital Municipal Universitário (HMU), no bairro Rudge Ramos.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o espaço recebe os últimos ajustes para que, muito em breve, oferte diagnóstico e tratamento completo aos pacientes com TEA. “Será mais um equipamento de Saúde que trabalhará em conjunto com a Pasta da Educação, principalmente, para facilitar o diagnóstico, o acolhimento, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, destes pacientes, que também são estudantes da nossa rede municipal”.

Para o secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, a iniciativa é pioneira e demonstra a força do trabalho conjunto entre município e Estado na instalação de políticas públicas voltadas às mais diversas necessidades. “Tenho certeza que este será o primeiro centro de muitos que instalaremos no Estado. Uma ideia genial, que se adequa ao momento em que a população atual vive, principalmente, as famílias que têm alguém diagnosticado com autismo e muitas vezes não sabe onde procurar o tratamento”, destacou.

ARTICULAÇÃO

A implantação do novo serviço na rede municipal de São Bernardo é fruto da articulação da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, junto ao governo do Estado de São Paulo. Atualmente, o atendimento de pacientes com TEA na cidade é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminham os casos aos demais equipamentos, como o CAPS Infantil (tratamento de reabilitação e estimulação dos casos que necessitem de acompanhamento e recursos especializados não disponíveis nas UBSs) e o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV (quando da existência de comorbidades associadas).

FUTURAS INSTALAÇÕES

O futuro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista terá 11 salas, divididas entre consultórios médicos, salas multi-atendimento, sala de cuidados de enfermagem, além de espaço sensorial, biblioteca, refeitório, sala de reunião, recepção, sala de espera, vestiários, copa, administração, entre outros.

___________
Fonte: PMSBC | Texto: Vivian Rossi/PMSBC

ABC AGORA

Recent Posts

Governo de SP levará 12 empresas para o Festival de Cinema de Cannes, na França

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com 12 empresas para o Festival de…

9 horas ago

Há 80 dias para início das Olimpíadas, OSSEL Assistência prepara equipe para acompanhar os jogos em Paris

Faltam exatos 80 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a…

10 horas ago

Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o…

10 horas ago

São Bernardo concretiza iluminação de LED no Pq. Imigrantes e atinge 50 mil luminárias substituídas

Em etapa que alcança índice próximo à conclusão da modernização do parque de iluminação pública…

10 horas ago

Santo André retoma atendimento na Estação de Coleta Erechim após reforma

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu mais um ecoponto que…

10 horas ago

Grand Plaza é principal ponto de coleta no ABC para doações ao RS

A destruição causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixou mais de 66…

10 horas ago