Categories: DestaqueEconomia

Pacheco e Lira afirmam a empresários que Reforma Administrativa será apreciada até o meio do ano e a Tributária até o fim de 2021

Foto: Reprodução/ Internet

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira se reuniram com os maiores grupos empresariais privados do país a convite do presidente da Fiesp Paulo Skaf

Em reunião nesta segunda-feira, 1º de março, o Conselho Superior Diálogo pelo Brasil ouviu dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) que as reformas estruturais ganharão impulso no Congresso. Segundo eles, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial irá em breve à votação no Senado, a administrativa deverá ser apreciada pelas duas casas ainda no primeiro semestre e a tributária até o fim do ano.

O Diálogo pelo Brasil congrega os 50 maiores grupos privados brasileiros de vários setores da economia. A reunião foi comandada pelo presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP e CIESP), Paulo Skaf, que recebeu na sede da entidade Rodrigo Pacheco, acompanhado do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da casa. Lira e os demais empresários participaram virtualmente.

Skaf elogiou a disposição de Pacheco e Lira de colocarem em debate e em votação essas reformas. “Há clima e alinhamento entre os Poderes, com foco nos interesses do Brasil, para dar andamento a essas reformas estruturais”, destacou. “Os senhores podem contar com a classe produtiva brasileira.”

A avaliação dos dois parlamentares é que a reforma tributária, por ter menos consenso, será discutida por mais tempo. “Sabemos que precisamos de um sistema mais simples, menos burocratizado”, resumiu Pacheco. Para Lira, a aprovação da reforma administrativa, que em suma trata do tamanho do estado, será uma sinalização econômica importante. “Trará um ambiente de previsibilidade para os investidores”, afirmou. Ambos defenderam a aprovação do auxílio emergencial, que deverá ter a duração de quatro meses.

O tema das reformas também foi tratado por Pacheco e Lira em reunião no domingo (28/2), no Palácio do Alvorada com o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do governo. Na mesma ocasião, falaram da situação da vacinação da população brasileira. Eles relataram aos empresários que em março e abril deverão estar disponíveis 70 milhões de doses de vacinas Astrazeneca e Coronavac.

Pacheco explicou o projeto de lei 534/2021 já aprovado no Senado que autoriza a União a contratar vacinas sob determinados riscos, mas com segurança jurídica, bem como que estados, municípios e iniciativa privada adquiram imunizantes por conta própria. Depois de vacinados os grupos prioritários, as empresas poderiam ficar com metade das doses para vacinar seus funcionários – a outra metade iria para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso pode destravar a compra das vacinas da Pfizer e Johnson & Johnson.

“A obrigação é da União, mas a participação da iniciativa privada é bem-vinda. É bom que ela participe ativamente, para ganho de escala, com todos vacinados até o final do ano”, disse o senador. Para Skaf, o país está passando por um momento de agravamento da Covid-19, mas as perspectivas em dois ou três meses, com a chegada e fabricação de milhões de doses vacinas é positiva. “Vamos conseguir vacinar os principais grupos de risco”, afirmou.
_______________________
Fonte: Assessoria/Ciesp/Fiesp
ABC AGORA

Recent Posts

Sabesp envia para o Rio Grande do Sul bombas usadas na crise hídrica

A Sabesp começou a enviar para o Rio Grande do Sul bombas flutuantes de alta…

27 minutos ago

Atleta de São Bernardo conquista ouro no Mundial e reforça vaga às Paralimpíadas de Paris

Atleta de São Bernardo e da Seleção Brasileira, Luis Carlos Cardoso conquistou a medalha de…

36 minutos ago

Creche Vila Guarani alcança 25% de obras concluídas

Aumentar a capacidade de atendimento do ensino infantil da rede andreense de Educação, dando importante…

40 minutos ago

Aeroporto da capital gaúcha está fechado por tempo indeterminado

A concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport Brasil–Porto Alegre, negou…

47 minutos ago

Governo de SP lança novo portal Infosiga e reforça ações para reduzir morte no trânsito

O governador em exercício Felicio Ramuth lançou nesta quinta-feira (16), em evento no Palácio dos…

59 minutos ago

COOP cede espaços em lojas do ABC para arrecadação de alimentos

Neste sábado (11 de maio), algumas lojas do supermercado Coop, localizadas em Santo André e…

1 hora ago