São Caetano

Auricchio amplia rede de atendimento à saúde mental com novo CAPS Infanto-Juvenil e Hospital Dia de São Caetano

A rede de atenção psicossocial de São Caetano do Sul ganhou uma importante estrutura para acolhimento e acompanhamento de moradores menores de 18 anos: o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS) e o Hospital Dia, localizados na Rua Goitacazes, 301, Bairro Santo Antônio, entregues à população nesta sexta-feira (3/5).

“Desde o período pós-pandemia, temos investido no atendimento de crianças e jovens, estruturando ações, como o Cuca Legal, que trabalha em parceria com a Educação, para promover a saúde mental nas escolas. Hoje, comemoramos um grande avanço com um espaço que será referência no atendimento de crianças e jovens, permitindo avaliações mais abrangentes das necessidades de saúde mental dos jovens e oferecendo uma grande diversidade de intervenções terapêuticas“, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, o CAPS-IJ disponibilizará serviços de Psiquiatria, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social, além de Oficinas Terapêutica a munícipes com transtornos psiquiátricos ou intenso sofrimento psíquico. “Além de oferecer tratamento para transtornos já diagnosticados, o CAPS Infanto-Juvenil tem trabalho na prevenção de problemas de saúde mental e na promoção do bem-estar emocional, com programas educacionais, grupos terapêuticos, atividades recreativas e apoio às famílias”, explicou a titular da Pasta.

Auricchio amplia rede de atendimento à saúde mental com novo CAPS Infanto-Juvenil e Hospital Dia de São Caetano – Foto: Eric Romero / PMSCS

“O serviço oferece atendimento integrado e personalizado, adaptado às necessidades individuais de cada jovem e de sua família. Isso pode incluir visitas diárias, semanais ou mensais, dependendo de cada caso. Há oferta de tratamento medicamentoso, psicoterapia individual e em grupo, apoio familiar e encaminhamentos para outros serviços de saúde ou sociais, quando necessário” destacou a coordenadora de Saúde Mental, Flavia Ismael.

O CAPS-IJ funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e o atendimento é por livre demanda, ou seja, não é preciso ter encaminhamento para passar por uma avaliação.

Hospital Dia
No mesmo local também estão as instalações do primeiro Hospital Dia do município. É um recurso intermediário entre a internação e o ambulatório, no qual serão desenvolvidos programas de atenção e cuidados intensivos por equipe multiprofissional, visando substituir a internação integral.

“São elegíveis para essa modalidade de atendimento pacientes classificados como graves, de acordo com o protocolo de classificação de riscos, que requerem cuidados mais intensivos, seja por quadro crônico ou agudo e que possuem baixo nível de suporte familiar”, acrescentou Regina Maura.

ABC AGORA

Recent Posts

Consórcio ABC envia primeiro lote de doações para o Rio Grande do Sul

Um caminhão com o baú lotado de solidariedade partiu da sede do Consórcio Intermunicipal Grande…

38 minutos ago

Filippi Destaca Parceria com Lula para Transformar Diadema

O prefeito Filippi viajou para Brasília para agradecer pessoalmente ao presidente Lula pelo apoio dado…

44 minutos ago

Deputado Marangoni destina emendas para entidades sociais de Santo André

Entidades sociais de Santo André serão beneficiadas por emendas destinadas pelo deputado federal Marangoni (União/SP).…

1 hora ago

Guarda Civil Municipal de Santo André completa 39 anos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André comemorou 39 anos de fundação nesta terça-feira…

5 horas ago

OSSEL Assistência patrocina o Hyper Fight, mega evento de MMA

A OSSEL Assistência, empresa com 36 anos de história e reconhecida por seu compromisso sólido…

5 horas ago

Fundação das Artes promove debate on-line sobre acessibilidade no mundo do trabalho

No próximo sábado (25), das 15h às 16h30, a Fundação das Artes de São Caetano…

6 horas ago