Política

Aumento de demanda por atendimento faz Consórcio ABC solicitar apoio do Estado na Saúde

Após reunião mensal dos prefeitos de abril, realizada na manhã desta terça-feira (16/4), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que representa as prefeituras da região, decidiu solicitar auxílio do governo estadual para desafogar o sistema de saúde dos municípios, que estão sobrecarregados devido à alta de casos de dengue e outras síndromes virais.

“Estamos acompanhando diariamente a situação das unidades de saúde municipais. Todas elas estão indicando aumento preocupante no atendimento de nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros (PSs), algo em torno de 80% acima da demanda normal para o período”, explicou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

Os dados da situação dos PSs da região foram apresentados aos prefeitos pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, que reúne as secretarias de Saúde das cidades consorciadas. Segundo dados das prefeituras, a sobrecarga no sistema de urgência e emergência não está restrita apenas a pacientes com sintomas e diagnóstico da dengue, mas há alta procura de atendimento para sintomas de Covid-19 e Influenza, principalmente casos em crianças.

“Após a apresentação da situação, chegamos a um consenso de fazer uma solicitação ao Governo do Estado para que haja reforço nos dois hospitais estaduais da região (Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema), e, quem sabe, mobilizar recursos humanos para que a gente possa atender essa alta demanda”, pontuou Filippi.

A proposta do Consórcio ABC é solicitar que o governo estadual realize liberação de leitos nos dois hospitais estaduais da região citados para que, assim, a rede de urgência e emergência, sob gestão municipal, tenha suporte e consiga desafogar a demanda.

O pedido será formalizado por meio de ofício ao governador Tarcísio de Freitas. “Ao mesmo tempo, entrarei em contato com o secretário de Saúde do Estado (Eleuses Paiva) para ver se conseguimos um dinamismo maior para dar suporte às secretarias municipais de Saúde aqui do ABC”.

Além da busca por auxílio na Saúde, o Grande ABC também solicita ao governador uma agenda multissetorial, para falar de diversas outras demandas das cidades da região. O diálogo por este encontro já foi iniciado com o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

“Se o governador não puder vir ao ABC para uma reunião com todos os prefeitos, nós tentaremos uma agenda com ele lá no Palácio dos Bandeirantes”, afirmou Filippi.

Decreto de emergência

Mais uma cidade do ABC irá seguir a orientação regional e decretar estado de emergência para a dengue. É o caso de Rio Grande da Serra, que era a única prefeitura consorciada que não tinha acompanhado o entendimento regional para esta questão. Até então, haviam tomado tal decisão os municípios de Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

Diante do cenário exposto reunião mensal do Consórcio ABC sobre o aumento da demanda de atendimentos, a prefeita Penha Fumagali também decidiu seguir a decisão regional.

ABC AGORA

Recent Posts

Convenção de Bruxas e Magos chega a Paranapiacaba no final de semana

A Vila de Paranapiacaba, conhecida pela história ferroviária e pela arquitetura tipicamente inglesa, será palco…

4 horas ago

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (20) a…

4 horas ago

Estado de São Paulo tem mais de 20 mil vagas de emprego abertas

O estado de São Paulo tem atualmente 20.197 vagas de emprego disponíveis pelos Postos de…

4 horas ago

Deputada Ana Carolina Serra conquista mais R$ 11 milhões para custeio da Saúde em Santo André

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17/05) o pagamento de emendas…

7 horas ago

Fundo Social de Diadema atualiza itens para doação ao Rio Grande do Sul

Sensível e atento à situação das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o…

7 horas ago

Mais espaço, mais acolhimento: CAPS Infantojuvenil de Ribeirão Pires comemora seis meses de sucesso

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou em dezembro de…

8 horas ago